Pensando nisso,fui pesquisar e encontrei um reseultado bem interessante!!!! e descubri que Bijuteria surgiu da palavra francesa Bijouterie, que significa jóia. Ela teve seu marco de existência com amuletos religiosos, sendo bastante comum o uso destes fabricados com materiais de baixo valor.
A partir da confecção de bijuterias com metais e pedras preciosos, a estigmatização da palavra bijuteria se tornou ainda mais forte, pois passou a ser considerada inferior pelo fato da palavra jóia tomar seu lugar. Novas criações implicaram em novas denominações que o homem moderno teve que inventar para acompanhar o processo evolutivo das idéias e descobertas.
A partir desse momento, a bijuteria passou a ser classificada no ramo da ourivesaria como peças de metais de baixo custo, cuja função era a de se passar por jóias. Hoje as visões sobre esses conceitos são diferentes. Acredita-se que não existem mais fronteiras entre bijuteria e jóia, já que elementos usados na fabricação de uma invadem o espaço da outra, misturando-se. A única diferença visível e discutida de uma para outra é o status que a jóia tem devido ao design ou ao designer.
Mas ainda para muitos, as bijuterias sempre vão ser classificadas como tais devido ao uso de pedras artificiais, sintéticas e de plástico que, ao invés de serem crivadas, são coladas. Outro aspecto bastante relevante é o de fabricação. Os metais utilizados são ligas, como o latão, e precisam de banho para acabamento, diferentemente da jóia. Bijus sempre vão ser menos trabalhadas, pois geralmente usam-se moldes pela necessidade de produção em larga escala, resultando em baixa qualidade.

Nenhum comentário:
Postar um comentário